Pacatuba: o que mudou na Educação?

19-11-2011 01:07

                      

                                                   Foto: infonet

“São salas esburacadas e sem carteiras, a merenda escolar é de péssima qualidade, não há proteção de muros e quando chove não há condições de dar aulas”, diz o professor Robson dos Santos. (Reportagem de 26/05/2008 - https://www.infonet.com.br/educacao/ler.asp?id=73497&titulo=educacao).

Em 2008, nas manifestações e greves, os professores tinham como principais e justas reivindicações a revisão salarial, a gratificação por titulação e a progressão horizontal e vertical. Afirmavam ainda, que as escolas estavam em condições precárias divulgando, inclusive, vídeos demonstrando a precariedade.

Em 2011, passado três anos, o que de fato mudou na educação em Pacatuba? Mudou o gestor municipal, mudou o secretário de educação que inclusive é professor, mudou o salário.

E as outras reivindicações onde ficaram? Vejo que somente foi resolvido a parte financeira dos professores, porém as escolas continuam com muitas precariedades.

O secretário de educação Antonio Marcos dos Santos que em 2008 participou dos atos do SINTESE parece que esqueceu os problemas existentes nas escolas de Pacatuba, a exemplo das rachaduras nas paredes da escola João Machado, que inclusive, em algumas salas não tem portas. Outros exemplos são a Escola do Povoado Aragão que virou curral, ônibus que em 01 (um) ano de uso já está em péssimas condições, escolas sem muros de proteção - facilitando ações de vandalismo, alunos com baixo índice de aprendizagem, etc.

Já o professor Robson dos Santos, atual secretário de meio ambiente, que deu a entrevista acima para infonet – carregando a cruz, parece não está mais preocupado com as condições do ensino, que por sinal a nota do IDEB não é satisfatória para a meta do MEC.

Diante de tantos problemas na educação é preciso que se faça uma ação concreta para resolvê-los, pois o corpo discente não tem nada a ver com os problemas no município. Afinal de contas porque se calam? Porque não continuam com as outras manifestações (condições das escolas)? Será que os problemas da educação já foi resolvido? Sabemos que a secretaria não é ordenadora de despesas, mas porque esqueceram de cobrar? E os alunos onde ficam?

 

Foto: pacatubaemfoco